
Genética
Excelência em Ovinos Texel
Ovinos Texel
Introduzida no Brasil na década de 70, a raça Texel, da ilha holandesa de mesmo nome, destaca-se entre as ovinos criadas no país. Originalmente de um solo arenoso e úmido, os ovinos antigos tinham carne magra e saborosa. Com cruzamentos com raças inglesas, a Texel tornou-se robusta e prolífera.
Sua notoriedade deve-se à produção de carne magra e lã de alta qualidade. A raça é conhecida pela precocidade sexual, ganho de peso, alta fertilidade e rusticidade. Sua carcaça é valorizada, sendo escolhida para cruzamentos visando melhor carne.
Com avanços na ovinocultura, buscou-se equilibrar a produção de carne e lã de qualidade. A Texel é adaptável, aclimatando-se a diferentes solos e climas.
Características da Raça Texel:
O ovino Texel é médio a grande, compacto e com massas musculares volumosas. Adapta-se a sistemas extensivos e semi-intensivos. Em pastagens, cordeiros machos ganham cerca de 300 g diários. A raça é prolífera, com índices de nascimento de até 160% e produz lã apreciável.
A raça Texel representa uma combinação harmoniosa de características desejáveis, consolidando sua posição de destaque no cenário da ovinocultura brasileira.




Nosso Rebanho
A Cabanha Ijuhy é meticulosamente planejada em termos de espaço e conta com mão de obra especializada, capacitada para gerenciar com excelência a meta de 100 matrizes PO. A maioria de nossas matrizes é de linhagem inglesa, embora também tenhamos algumas de origem francesa.
Todos os nossos reprodutores são de linhagem inglesa. Utilizamos a técnica de ciclagem dos cios com monta natural para reprodução. É comum termos uma alta incidência de partos gemelares, característica típica da raça Texel.
Os cordeiros são desmamados a partir dos 90 dias de idade e, durante o estágio inicial, recebem suplementação no creep-feeding. Ao atingirem 8 meses de idade, tanto matrizes quanto reprodutores passam por uma confirmação de pureza, que é atestada in loco por um técnico da ARCO.
Após essa confirmação, estão aptos para comercialização.


